Decoração para melhorar seu Humor: Design de Interiores e a Saúde Mental

À medida que as noites caem e passamos mais tempo dentro de casa, é importante fazer de nossas casas nossos castelos. A maneira como projetamos o espaço ao nosso redor pode impactar drasticamente a maneira como nos sentimos e cada seleção de papel de parede ou cada escolha de tecido pode afetar nosso humor.

Na verdade, há um nome para isso – neuroarquitetura. Este é o estudo de como o corpo e o cérebro respondem ao ambiente construído. Em interiores, é como você aplica formas, cores e texturas no contexto de cada ambiente. Existe uma ligação entre design de interiores e saúde mental e, ao compreender a ligação, podemos tornar as nossas casas muito mais felizes.

Se você sofre de transtorno afetivo sazonal (TAS) ou apenas tem mau humor de vez em quando, aqui estão algumas dicas de decoração para transformar sua casa em um santuário feliz e saudável.

 

 Exibições dinâmicas da vida selvagem

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar seu humor com design de interiores é injetar um senso de vida em sua casa. Exibições de animais e coisas vivas podem restabelecer um sentimento de propósito e forjar uma conexão com o mundo exterior … mesmo quando você está preso dentro de casa!

A melhor maneira de se ‘descolar’ é trazer a natureza selvagem de fora para dentro. Nunca devemos nos sentir confinados em nosso lar. Em vez disso, nossas humildes moradas podem ser tanto um lugar de escapismo quanto uma viagem ao parque.

Este papel de parede de tigre tropical Lindamente Selvagem é o exemplo perfeito de como exibições exóticas de vida selvagem podem nos fazer sentir rejuvenescidos, vivos e totalmente livres.

 

Cores de parede alegres que melhoram o humor

Quando se trata de escolher a cor certa do papel de parede, há muito em que pensar. Você fica estressado facilmente ou está lidando com ansiedade? Tons calmantes, como azuis claros, rosa pastel e verdes suaves, podem ajudar a acalmá-lo.

Se o seu humor estiver baixo, cores vibrantes e brilhantes podem resolver o problema. Com psicologia de cores e interiores , cores como amarelo, laranja e vermelho podem aumentar os níveis de energia, bem como sentimentos de felicidade e otimismo. Claro, deve ser usado da maneira certa e aplicado com moderação. Uma pequena sala rodeada de vermelho pode ser difícil de lidar, e um amarelo muito forte só causará dores de cabeça.

Algo brilhante, mas suave, como este papel de parede Zen Leafage Rust é uma ótima parede. E em caso de dúvida, coordene com cremes neutralizantes e tons de branco para equilíbrio de reflexão de luz.

 

Plantas, plantas e plantas 

 

Se há uma coisa que você nunca pode ter o suficiente, são as plantas domésticas . Essas belas criações da natureza não são apenas uma alegria de se olhar, mas também são uma parte importante do impulso humano básico – nutrir e ser nutrido. Plantas em vasos fazem exatamente isso. Eles precisam de nós para mantê-los podados e regados e, em troca, purificam nosso ar e removem todas aquelas toxinas nojentas.

É uma relação que não para de dar e é a forma perfeita de aliar design de interiores e saúde mental. Mas você não precisa se limitar a ficar com plantas vivas se você apenas gosta de olhar para elas. As plantas artificiais e secas deverão ser uma grande tendência para o interior em 2021 e podem adicionar vida e alma à sua casa de maneira semelhante.

Não há nada que o impeça de criar um jardim interno com papel de parede com tema de selva . Os botânicos estão em toda parte agora e onde melhor do que nossas paredes para criar um santuário estiloso e moderno para a Mãe Natureza?

 

Padrões geométricos suaves

De acordo com a neuroarquitetura, existem cinco pilares no design doméstico. Um deles está relacionado ao aprendizado e à memória, e as formas podem impactar diretamente como absorvemos informações. Os padrões podem ser estimulantes, calmantes e intrigantes, mas a geometria suave é melhor se você deseja criar um espaço relaxante.

O reconhecimento de padrões é fundamental para o aprendizado e a repetição alimenta a necessidade humana de ordem. É por isso que as estampas e os padrões são apreciados em todas as subculturas importantes da vida. Quer você seja viciado em estampas na passarela ou simplesmente não se canse dos mais recentes padrões de papel de parede , os geos são uma ótima maneira de celebrar a estabilidade, harmonia e simetria.

 

Móveis arredondados com bordas suaves

Da mesma forma que padrões geométricos suaves de papel de parede podem trazer uniformidade e calma, móveis com arestas de aparência suave (em vez de arestas quadradas) podem nos ajudar a nos sentir confortáveis. Você sabia que também existe uma vasta quantidade de ciência por trás disso? Nossos cérebros são condicionados a considerar os objetos pontiagudos prejudiciais. Na vida real, vemos isso na prática todos os dias (pense em mães cautelosas que protegem os cantos dos móveis).

Portanto, se você está se perguntando por que uma cadeira elíptica com pernas de madeira arredondadas o faz sorrir, são seus instintos naturais em jogo. Móveis arredondados emitem vibrações amigáveis e acessíveis e as curvas são agradáveis à vista.

 

Arte colorida e murais

Já faz muito tempo, mas o poder curativo da arte finalmente foi documentado. Pesquisas sobre o cérebro (incluindo Harvard e Mayo Clinic) agora confirmam que as artes têm um efeito positivo no bem-estar mental. Portanto, se você adora uma ou duas pinturas, não se atrase com sua galeria inicial.

Movimento é tão importante quanto. Isso ocorre porque uma mudança no ambiente pode ajudar a melhorar seu humor. Portanto, evitar que sua decoração fique estagnada é a chave para alinhar a boa saúde mental com as práticas de design de interiores. Alternar suas impressões de arte ou instalar um mural de arte novo pode fazer você se sentir uma pessoa totalmente nova.

Embora tenhamos uma biblioteca completa de arte clássica, uma tendência a se observar agora é a arte oriental, com murais deslumbrantes como o Goten Yama Hill Shinagawa sendo a última moda.

 

Seus livros e bugigangas favoritas

Se você quer se sentir feliz em casa, você tem que torná-la sua. Um espaço pessoal deve ter todas as coisas que fazem você sorrir. Livros que você adora ler indefinidamente, lembranças (estilosas) que você comprou em suas viagens, fotos de entes queridos e itens decorativos que fazem seu coração cantar.

Claro, é necessário haver um equilíbrio entre “coisas” e desordem. Portanto, organize seus itens com cuidado. O poeta e designer têxtil William Morris disse uma vez: “Não tenha nada em sua casa que não saiba ser útil ou que acredite ser bonito”. Portanto, se não for nenhuma dessas coisas, provavelmente não merece estar em exibição.

Para um efeito de estante sem esforço que não ocupe um espaço valioso em sua casa, dê uma olhada em nossa coleção de papéis de parede de estante .

Esperamos que você tenha gostado da nossa postagem sobre design de interiores e saúde mental! Deixe-nos saber nos comentários que tipo de decoração o mantém feliz e saudável. E não se esqueça de compartilhar isso com todos que você conhece que possam achar úteis dicas de neuroarquitetura e de design para melhorar o humor …

Deseja economizar custos sem sacrificar a qualidade? Dê uma olhada na nossa grande variedade de papéis de parede e murais projetados exatamente para isso.

Fonte: https://www.wallsauce.com/